Bom galera vamos começar a botar a mão na massa, nesse post iremos instalar e configurar todas as ferramentas necessárias para começar a desenvolver apps para android. Iremos utilizar o Eclipse IDE que é uma IDE bem bacana desenvolvida em java, iremos precisar também do Java Development Kit (Java JDK) que é um conjunto de utilitários composto por compilador e bibliotecas, outro utilitário que iremos precisar é o SDK para android (Software Development Kit) e por ultimo o android ADT (Android Development Tools) que é um plugin para o Eclipse.
Antes de começar a crias seus apps, você deverá ter um pouco de conhecimento em programação, orientação a objetos e linguagem java.
1º Passo: Instalando o Java
Antes de instalar você pode verificar se já tem o java instalado, se estiver usando windows: Vá até o executar e digite: javaws e aperte enter. Se aparecer uma janela com várias instruções, está instalado. Se der erro, você terá que clicar aqui baixar e instalar o Java JDK 6 ou 7.
Se você estiver utilzando o linux poderá testar se o java está instalado abrindo o terminal e digitando java -version, caso não esteja instalado você poderá instala-lo usando o comando sudo apt-get install openjdk-7-jre.
2º Passo: Instalando e configurando o Eclipse
Agora precisaremos realizar o download do Eclipse, clique aqui para ir até a página de download e baixar o Eclipse IDE for Java Developers, escolha o seu sistema operacional e faça o download.
3º Passo: Instalando e configurando o SDK
Após o download do SDK http://developer.android.com/sdk/index.html, descompacte o arquivo .zip em uma pasta apropriada na sua máquina.(Para windows existe uma versão .exe) Por padrão, os arquivos do SDK são descompactados numa pasta nomeada android_sdk_|platform||release||build|. O diretório contém os subdiretórios tools/, samples/ e outros. Anote o lugar onde você descompactou o arquivo, pois este endereço será necessário para configurar o plugin ou as ferramentas do SDK.
Opcionalmente você pode adicionar o diretório tools do SDK ao path do seu sistema. Isto possibilita rodar o Android Debug Bridge (adb) e outras ferramentas de linha de comando sem precisar especificar o caminho completo para o diretório tools. Se apropriado, siga as instruções de acordo com o seu sistema operacional:
LINUX
Edite o arquivo ~/.bash_profile ou ~/.bashrc. Procure por uma linha que define a variável de ambiente PATH e adicione o caminho completo do diretório tools do SDK. Caso você não encontre esta linha, pode adicionar no final do arquivo a seguinte linha:
Edite o arquivo .bashrc (fica no diretório da sua home). Vá até o final do arquivo e adicione:
export PATH=$PATH:/home/tiago/android-sdk-linux_x86/tools
Obs: tiago é minha pasta pessoal, coloque a sua. E depois é só digitar o seguinte comando no terminal:
# source .bashrc
MAC
Procure no seu diretório home pelo arquivo .bash_profile e proceda da mesma forma que o Linux. Caso você não encontre o arquivo, pode criar um.
4º Passo - Instalação do Plugin no Eclipse (ADT)
Para baixar o Plugin do Eclipse, siga os passos abaixo:
1. Inicie o Eclipse, selecione Help > Install New Software
2. Na janela que aparece, clique em add.
3. Entre com um nome para o site remoto (Ex.: Android Plugin) e informe a seguinte URL:https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Caso o acesso via “https” não funcione, coloque apenas “http”
http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Ou caso você já tenho baixado o adt, clique em archive e encontre o adt.zip.
4. Clique em OK
5. Clique na opção Select All, e depois Next.
6. Continue, aceite os termos de instalação e clique em Finish.
7. Reinicie o Eclipse.
8. Depois da reinicialização, o eclipse mostrará uma janela onde você poderá escolher a opção de baixar a última versão api android ou a 2.1 que é a mais utilizada ainda. Em target location não é necessário mudar o local, clique em Next e depois Yes ou No, e Finish.
9º. Aceite todas as permissões e instale a api escolhida.
2º Passo: Instalando e configurando o Eclipse
Agora precisaremos realizar o download do Eclipse, clique aqui para ir até a página de download e baixar o Eclipse IDE for Java Developers, escolha o seu sistema operacional e faça o download.
3º Passo: Instalando e configurando o SDK
Após o download do SDK http://developer.android.com/sdk/index.html, descompacte o arquivo .zip em uma pasta apropriada na sua máquina.(Para windows existe uma versão .exe) Por padrão, os arquivos do SDK são descompactados numa pasta nomeada android_sdk_|platform||release||build|. O diretório contém os subdiretórios tools/, samples/ e outros. Anote o lugar onde você descompactou o arquivo, pois este endereço será necessário para configurar o plugin ou as ferramentas do SDK.
Opcionalmente você pode adicionar o diretório tools do SDK ao path do seu sistema. Isto possibilita rodar o Android Debug Bridge (adb) e outras ferramentas de linha de comando sem precisar especificar o caminho completo para o diretório tools. Se apropriado, siga as instruções de acordo com o seu sistema operacional:
LINUX
Edite o arquivo ~/.bash_profile ou ~/.bashrc. Procure por uma linha que define a variável de ambiente PATH e adicione o caminho completo do diretório tools do SDK. Caso você não encontre esta linha, pode adicionar no final do arquivo a seguinte linha:
Edite o arquivo .bashrc (fica no diretório da sua home). Vá até o final do arquivo e adicione:
export PATH=$PATH:/home/tiago/android-sdk-linux_x86/tools
Obs: tiago é minha pasta pessoal, coloque a sua. E depois é só digitar o seguinte comando no terminal:
# source .bashrc
MAC
Procure no seu diretório home pelo arquivo .bash_profile e proceda da mesma forma que o Linux. Caso você não encontre o arquivo, pode criar um.
WINDOWS
Clique com botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades. Na aba Avançado, clique em Variáveis de Ambiente, e na janela que aparece, clique duas vezes no Path em Variáveis do Sistema. Adicione o caminho completo para o diretório tools/.
Se você chegou até aqui, seguidos todos os passos, você instalou o SDK Android com sucesso. Porém agora para começar a desenvolver aplicações com Android no Eclipse, você precisa instalar um plugin chamado Android Development Tools (ADT), que adiciona suporte integrado para projetos e ferramentas Android.4º Passo - Instalação do Plugin no Eclipse (ADT)
Para baixar o Plugin do Eclipse, siga os passos abaixo:
1. Inicie o Eclipse, selecione Help > Install New Software
2. Na janela que aparece, clique em add.
3. Entre com um nome para o site remoto (Ex.: Android Plugin) e informe a seguinte URL:https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Caso o acesso via “https” não funcione, coloque apenas “http”
http://dl-ssl.google.com/android/eclipse/
Ou caso você já tenho baixado o adt, clique em archive e encontre o adt.zip.
4. Clique em OK
5. Clique na opção Select All, e depois Next.
6. Continue, aceite os termos de instalação e clique em Finish.
7. Reinicie o Eclipse.
8. Depois da reinicialização, o eclipse mostrará uma janela onde você poderá escolher a opção de baixar a última versão api android ou a 2.1 que é a mais utilizada ainda. Em target location não é necessário mudar o local, clique em Next e depois Yes ou No, e Finish.
9º. Aceite todas as permissões e instale a api escolhida.
5º Passo - Baixar e criar Avds:
Abra o Eclipse;
Vá em Windows>Preferences>Android
Clique em Browser e procure onde está a sdk instalada(Onde você descompactou a sdk)...
Clique em Apply.
Vá em Windows>Android SDK and AVD manager>Available Packages
E escolha as APis que você deseja...
Aceite os termos e faça o download.
Criando AVD:
Vá em Windows>Android SDK and AVD manager>Virtual Devices
Clique em New:
Em Nome: Um nome qualquer. Ex: Android.
Target: Escolha uma das que você baixou.
As outras opções pode deixar por default.
Só clicar em create AVD.
6º Passo - Como criar um Projeto Android no Eclipse
1 – Selecione File > New > Project
2 – Selecione Android > Android Project, e pressione Next
3 – Selecione os conteúdos do projeto
4 – Selecione Create new project in workspace para iniciar um novo código
5 – Informe um nome para o projeto, para o pacote de base, para uma classe que estenderá Activity e um nome para a sua aplicação. (Uma classe Activity representa uma atividade, ou seja, qualquer coisa que o usuário pode fazer. Quase todas as atividades interagem com o usuário, então a classe Activity cria uma janela para você, na qual você pode colocar sua interface gráfica)
5.1 – Selecione Create new project from existing code para iniciar um projeto apartir de um código existente Utilize esta opção se você deseja rodar qualquer exemplo incluído no SDK. As aplicações de exemplo estão no diretório samples/
6 – Selecione o diretório que contém o código existente e clique em OK. Se o diretório contém um arquivo manifest válido, o ADT preenche o nome do pacote, classe de atividade e aplicação para você
7 – Pressione Finish
O plugin ADT cria os seguintes arquivos para você:
src/ Uma pasta contendo a classe de Activity
res/ Uma classe com seus recursos
AndroidManifest.xml O arquivo manifest do seu projeto
Num primeiro impacto, parece muita coisa, mas na realidade não é. Em questão de alguns minutos você terá concluído a instalação e já estará rodando seus primeiros códigos no Eclipse. Na verdade, o que pode demorar mais é o download do Eclipse caso você ainda não o tenha instalado em sua máquina, e o SDK do Android.
Abra o Eclipse;
Vá em Windows>Preferences>Android
Clique em Browser e procure onde está a sdk instalada(Onde você descompactou a sdk)...
Clique em Apply.
Vá em Windows>Android SDK and AVD manager>Available Packages
E escolha as APis que você deseja...
Aceite os termos e faça o download.
Criando AVD:
Vá em Windows>Android SDK and AVD manager>Virtual Devices
Clique em New:
Em Nome: Um nome qualquer. Ex: Android.
Target: Escolha uma das que você baixou.
As outras opções pode deixar por default.
Só clicar em create AVD.
6º Passo - Como criar um Projeto Android no Eclipse
1 – Selecione File > New > Project
2 – Selecione Android > Android Project, e pressione Next
3 – Selecione os conteúdos do projeto
4 – Selecione Create new project in workspace para iniciar um novo código
5 – Informe um nome para o projeto, para o pacote de base, para uma classe que estenderá Activity e um nome para a sua aplicação. (Uma classe Activity representa uma atividade, ou seja, qualquer coisa que o usuário pode fazer. Quase todas as atividades interagem com o usuário, então a classe Activity cria uma janela para você, na qual você pode colocar sua interface gráfica)
5.1 – Selecione Create new project from existing code para iniciar um projeto apartir de um código existente Utilize esta opção se você deseja rodar qualquer exemplo incluído no SDK. As aplicações de exemplo estão no diretório samples/
6 – Selecione o diretório que contém o código existente e clique em OK. Se o diretório contém um arquivo manifest válido, o ADT preenche o nome do pacote, classe de atividade e aplicação para você
7 – Pressione Finish
O plugin ADT cria os seguintes arquivos para você:
src/ Uma pasta contendo a classe de Activity
res/ Uma classe com seus recursos
AndroidManifest.xml O arquivo manifest do seu projeto
Num primeiro impacto, parece muita coisa, mas na realidade não é. Em questão de alguns minutos você terá concluído a instalação e já estará rodando seus primeiros códigos no Eclipse. Na verdade, o que pode demorar mais é o download do Eclipse caso você ainda não o tenha instalado em sua máquina, e o SDK do Android.
É isso ai galera, espero que tenham gostado deste post, em breve iremos postar alguns tutoriais ensinando criar alguns apps simples.
aquele abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário